Água Rasa: Tradição, Cultura e Qualidade de Vida na Zona Leste de São Paulo

Introdução

Localizado na Zona Leste de São Paulo, o bairro Água Rasa é um exemplo de como tradição e modernidade podem coexistir harmoniosamente. Com uma história rica e uma comunidade vibrante, o bairro oferece uma qualidade de vida que atrai moradores de diversas partes da cidade.​

🏞️ Origem do Nome

O nome “Água Rasa” deriva do ribeirão Tatuapé, que atravessava a região com um leito extremamente raso, facilitando a travessia e tornando-se um ponto de encontro para tropeiros e moradores locais.

Ribeirão Tatuapé, na altura do parque do piqueri
Ribeirão Tatuapé, na altura do parque do piqueri

🏡 História, Formação e Desenvolvimento

Em 1829, o padre e político Diogo Feijó adquiriu terras na região, anteriormente pertencentes a João Mariano. Feijó nomeou a propriedade de “Chácara Paraíso”. A casa do padre, conhecida como Sítio do Capão, construída no século XVIII, é um marco histórico tombado pelo Condephaat e está localizada no bairro vizinho Jardim Anália Franco. A urbanização do bairro ganhou impulso nas décadas de 1940 e 1950, com a construção de moradias e a chegada de novas infraestruturas, marcando o início do crescimento populacional e econômico da região. Feijó batizou a área de Chácara Paraíso. Nessa propriedade o polivalente religioso cultivava tabaco, chá, plantas frutíferas e ornamentais. No local foi construída uma pequena igreja dedicada a Nossa Senhora da Piedade – santa da devoção do padre Feijó. Ali, todos os domingos e dias santos, ele rezava missa para seus empregados e escravos. Hoje a casa do padre é tombada e está no bairro vizinho do Jardim Anália Franco.

Título: RETRATO DO PADRE DIOGO ANTÔNIO FEIJÓ
Autor: SILVA, OSCAR PEREIRA DA
Data: 1925
Técnica: ÓLEO SOBRE TELA
Coleção: FUNDO MUSEU PAULISTA – FMP
Foto: José Rosael-Hélio Nobre-Museu Paulista da USP
Acervo: Museu Paulista da USPDomínio Público

Desenvolvimento Urbano e Qualidade de Vida

Hoje, o distrito da Água Rasa é administrado pela Subprefeitura da Mooca e possui uma área de aproximadamente 6,9 km², tem uma população de 85.788 hab.(de acordo com o censo de 2022)  É dividido por avenidas importantes como Salim Farah Maluf, Sapopemba, Regente Feijó e Vereador Abel Ferreira, Cemitério da Quarta Parada, com o Tatuapé ao fundo.. A região apresenta um perfil urbano homogêneo, com predominância de residências e comércio local, além de condomínios de médio e alto padrão.Porém, a maior parte do comércio situa-se nas grandes avenidas da região, deixando a maior parte dos lotes existentes entre essas avenidas, como áreas residenciais. O distrito tem um certo grau de verticalização nos bairros Água Rasa, Alto da Mooca e Vila Regente Feijó, bairros contíguos aos distritos da Mooca e Tatuapé respectivamente, com condomínios de médio e alto padrão, apesar da predominância de casas e sobrados de classe média. Não existem favelas no distrito.O desenvolvimento urbano em Água Rasa tem sido impressionante. O bairro dispõe de uma infraestrutura robusta, incluindo escolas, hospitais, e uma variedade de opções de transporte. A construção de novas vias e a melhoria das existentes facilitaram a mobilidade dentro do bairro e para outras regiões de São Paulo. Além disso, a presença de áreas comerciais e de serviços atende às necessidades diárias dos moradores. Sua localização estratégica, próxima de bairros como Vila Prudente e Mooca, facilita o acesso a outras partes da cidade.

  • Imigração: o Bairro tem uma imigranção de italianos, portugueses, espanhois, seguida pela vinda de comunidades árabes, japonesas e chinesas e atualmente com forte imigração dos bolivianos.

Futebol como forte presença cultural

Há alguns campos de várzea, como o do Vitória paulista, Regente Feijó, Paraguassu, SP Sete de Setembro, América Futebol Clube, clube Dragão entre outros, mesmo sem campo de futebol o Lestinho da água rasa foi o time mais competitivo da época.

Clubes da água rasa

Clube Sete de Setembro: em 1931 após uma divisão no clube Regente Feijó, hoje a festa no 7 de setembro é a mais famosa do bairro, há duas igrejas tradicionais, nossa senhora de Lourdes e santa luzia tem festas tradicionais mas não são muito famosas.

Pontos Turísticos e Culturais

Água Rasa é rica em pontos turísticos e culturais. Entre eles, destaca-se a Paróquia São José do Belém, um marco histórico e religioso importante para a comunidade local. Outro ponto de interesse é o Parque Esportivo dos Trabalhadores, que oferece uma vasta área verde para atividades ao ar livre e eventos comunitários.

🚇 Transporte e Mobilidade

O bairro será atendido pela expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, com as futuras estações Santa Clara e Anália Franco, previstas para entrega em 2026. Além disso, está planejada a Linha 16-Violeta, que incluirá as estações Vila Bertioga, Álvaro Ramos e Regente Feijó, melhorando ainda mais a mobilidade na região.

 Renda média do bairro é de R$ 2.503,34 com o IDH 0,866 – alto (31º) 

Curiosidades

A Avenida Sapopemba, localizada na Zona Leste do município de São Paulo, é considerada a mais longa do Brasil. Ela é constituída de 45 quilômetros de extensão, no qual 42 quilômetros desta extensão estão implantados no município de São Paulo, unindo o distrito de Água Rasa ao município de Ribeirão Pires.

fonte: wikipedia.org-água_Rasa

 O bairro veio de parte de uma grande chácara que pertencia a João Mariano, vendida ao padre e político Diogo Feijó, uma das figuras mais importantes do Império – seu discurso proferido em 1821 foi prenúncio da Independência do Brasil. A Transação aconteceu em 1829.

Está na Água Rasa – na avenida Regente Feijó, 1295 – a sede do Sítio do Capão, uma construção de taipa, pilão e alvenaria de tijolos datada do século XVIII. Quando da sua construção era uma das residências do padre Feijó; hoje é patrimônio da Associação Lar Anália Franco e está tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) desde 1984.

Sitio do Capão
Sitio do Capão – Imagem: Condephaat

O próprio padre acabou por dar nome a um pequeno bairro no distrito da Água Rasa: o Regente Feijó, que se formou nas primeiras décadas do século XX.

Linha para a Água Rasa, SP foto tirada entre 1940 e 1950
Linha para a Água Rasa, SP foto tirada entre 1940 e 1950

Assista no Youtube esse video da série História dos Bairros de São Paulo sobre o bairro da água Rasa.

Esta gostando do conteúdo? compartilhe...

Em construção

Em construção